sábado, 19 de janeiro de 2008

Temas e Problemas da Educação Contemporânea

No contexto das unidades curriculares “Seminário de Iniciação à Mediação e Formação” e “Introdução às Ciências Sociais”, o presente trabalho debruça-se sobre o estudo de Temas e Problemas da Educação Contemporânea, tendo em consideração que a Educação participa numa relação triádica com a Sociedade e a Cultura, que leva à personalização (processo em que o indivíduo se torna pessoa) e à socialização-enculturação do indivíduo.
Para identificar contextos ou problemas educativos em situações do quotidiano realizou-se uma incursão exploratória ao centro da cidade do Porto. Os estudantes realizaram o percurso definido pelos responsáveis da unidade curricular numa atitude de observação, procura activa situações educativas existentes nos hábitos, rotinas, educação informal e educação inconsciente, que se baseia na experiência da vida de todos os dias.
Utilizou-se como método de registo a captação de imagens através de fotografias, de entre as quais cada estudante escolheu uma que pudesse relacionar, numa primeira fase, com as questões sociológicas da Natureza, Sociedade e Cultura.
Numa segunda fase, juntaram-se todas as fotografias seleccionadas e procurou-se identificar grandes temas nos quais estas pudessem ser agrupadas. Os temas encontrados foram Comunicação, Património, Mobilidade e Desenvolvimento Sustentável.
A problemática inicial escolhida para explorar por este grupo foi: Quais os critérios usados pelos telespectadores para optar pelo jornal televisivo da hora do jantar de um dos três canais – RTP 1, SIC e TVI?”

Sem comentários: